Formas de Comercialização publicado 29/03/2021 15:14. - última modificação 29/12/2021 16:28 Aprendendo a Exportar Por que Exportar? Planejando a Exportação Conhecendo Temas Importantes Identificando Mercados Promovendo os Produtos Negociando com o Importador Formas de Comercialização Modalidades de Pagamento INCOTERMS Operacionalizando a Exportação Onde buscar apoio ou informações Principais Etapas da Exportação Curiosidades e Fatos Históricos Jogos Glossário do Aprendendo a Exportar Mapa do Aprendendo a Exportar Fale Conosco Aprendendo a Exportar Setorial: Formas de Comercialização Direta A forma direta de comercializar é aquela em que o exportador conduz todo o processo de exportação, desde os primeiros contatos com o importador até a conclusão da operação de venda. Nesse caso, o exportador cuida de todos os detalhes, desde a comercialização e entrega do produto até a cobrança, o que exige maior atenção administrativa, empenho de recursos humanos e de tempo. Embora mais ambiciosa, essa modalidade pode ser a mais lucrativa e propiciar um maior crescimento no mercado internacional. => Contato Direto do Exportador com o Importador => Venda por Intermediário de Agente de Exportação ou Representante do Importador => Filial de Vendas no Exterior É a extensão das atividades da empresa no mercado de destino, isto é, no país do importador. => Vendas pelos Correios (Exporta Fácil) Formas de Comercialização Indireta Nesse caso, a empresa utiliza os serviços de uma outra, cuja função é encontrar compradores para os seus produtos, em outros mercados. Esta modalidade requer a participação de uma empresa mercantil, que adquire mercadorias de indústrias ou produtores no mercado interno para posterior exportação. => SPE – Sociedade de Propósito Específico => Venda a empresas Comerciais Exportadoras e a Trading Companies => Venda no Mercado Interno para outras empresas que exportam por sua conta Do ponto de vista do fabricante, estas vendas não diferem das normais. Não foi a própria empresa produtora – mas sim uma outra – que percebeu o potencial do produto para ser inserido no mercado internacional. Ela, então, corre todos os riscos envolvidos e se encarrega de todos os detalhes referentes à exportação, em muitos casos sem a ciência do próprio fabricante. Muitas empresas, na verdade, só se interessam pela possibilidade de exportar quando descobrem que os seus produtos já estão sendo vendidos no exterior. => Representantes de compradores externos, localizados no mercado interno Existem várias empresas que compram produtos no mercado nacional para enviar para o exterior. Estes exportadores constituem um amplo mercado para uma grande variedade de bens e serviços. Neste caso, a empresa sabe que o seu produto está sendo exportado, mas continua sem participar do processo de exportação. Temas relacionados (o link abrirá em uma nova janela): => Comércio Eletrônico => Modalidades de Pagamento => Logística e Distribuição => INCOTERMS => Barreiras Comerciais => Formação do Preço de Exportação => Seguro de Crédito à Exportação Voltar ao topo