3.2 – Tutorial Pesquisa de Mercado – Estudos de Mercado publicado 04/05/2021 13:50. - última modificação 31/12/2021 14:46 Aprendendo a Exportar Por que Exportar? Planejando a Exportação Conhecendo Temas Importantes Identificando Mercados Acordos Internacionais de Comércio Barreiras Comerciais Adequando os Produtos Pesquisa de Mercado – Tutorial Promovendo os Produtos Negociando com o Importador Operacionalizando a Exportação Onde buscar apoio ou informações Principais Etapas da Exportação Curiosidades e Fatos Históricos Jogos Glossário do Aprendendo a Exportar Mapa do Aprendendo a Exportar Fale Conosco Aprendendo a Exportar Setorial: Nesta etapa você aprenderá a levantar informações adicionais sobre o país escolhido e a existência de estudos de mercado para seu produto ou setor e, com base nas informações levantadas, poderá concluir qual o país oferece as melhores perspectivas para exportação do seu produto. 1- Acesse a série “Como Exportar” disponibilizada no Guia de Comércio Exterior e Investimento – Invest & Export Brasil e verifique se o país ou mercado que lhe interessa faz parte dos volumes publicados. Você encontrará informações gerais sobre o país, seu ambiente econômico, principais setores da economia, sistema bancário, comércio exterior do país, relações econômicas com o Brasil, informações para acesso ao mercado como, sistema tarifário, regulamentação das atividades de comércio exterior, infraestrutura de transporte, estrutura de comercialização como canais de distribuição, promoção de vendas, principais feiras e exposições comerciais, recomendações às empresas brasileiras que desejam negociar com o país em questão, entre outras informações relevantes. A seguir a imagens da capa de exemplares da série Como Exportar, que são disponibilizados no formato pdf para download. 2- Acesse o Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais para as Exportações Brasileiras disponibilizado pela Agência Brasileira de Exportações- APEX Brasil. O documento identifica e define mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como as oportunidades setoriais (em subgrupos de produtos) com maiores chances de contribuir para a diversificação da pauta exportadora. Destacam-se, portanto, países considerados estratégicos para a atuação comercial brasileira, com posterior identificação de setores e formas de atuação em cada um desses mercados.As oportunidades comerciais de Produtos foram classificadas em quatro categorias: Manutenção, Consolidação, Recuperação e Abertura. 3- Verifique nas Pesquisas de Mercado disponibilizada no Guia de Comércio Exterior e Investimento – Invest & Export Brasil e verifique se existem pesquisas para o setor ou produto que lhe interessa. A seguir imagens da ferramenta de busca de pequisas e um exemplo de pesquisa disponível. 4- Verifique nos Estudos de Oportunidades de Mercados disponibilizados pela Agência Brasileira de Exportações- APEX Brasil . Você encontrará estudos de oportunidades de negócios para empresas brasileiras no exterior. Apresentam informações de desempenho econômico, característica do mercado, comércio, produção, consumo, regulações e principais oportunidades para exportação dos setores brasileiros. A busca pode ser feita por setores ou por mercados. a seguir uma imagem dos filtros para busca disponibilizados pela ferramenta e um resultado obtido (estudo encontrado). Outros conteúdos desta terceira etapa: => Aprender o que são Barreiras Comerciais => Aprender a localizar estudos de mercado para seu produto ou setor => Aprender a localizar empresas importadoras de seu produto => Aprender a utilizar a ferramenta Standards Map => Aprender a verificar o Índice de Desempenho Logístico (LPI) do Banco Mundial => Aprender a consultar avaliações de risco país => Aprender a localizar empresas importadoras de seu produto => Aprender a utilizar a ferramenta Standards Map => Aprender a verificar o Índice de Desempenho Logístico (LPI) do Banco Mundial => Terceira etapa do Tutorial (Obter informações sobre o mercado selecionado) => Início Voltar ao topo