Comércio Eletrônico publicado 29/03/2021 14:52. - última modificação 28/12/2021 16:27 Aprendendo a Exportar Por que Exportar? Planejando a Exportação Conhecendo Temas Importantes Marca e Patente Certificações Regimes Aduaneiros Logística e Distribuição Comércio Eletrônico Estatísticas Outros Temas Identificando Mercados Promovendo os Produtos Negociando com o Importador Operacionalizando a Exportação Onde buscar apoio ou informações Principais Etapas da Exportação Curiosidades e Fatos Históricos Jogos Glossário do Aprendendo a Exportar Mapa do Aprendendo a Exportar Fale Conosco Aprendendo a Exportar Setorial: O que é e-commerce? E-commerce é o termo em inglês usualmente utilizado para referir-se a comércio eletrônico, ou seja, de uma maneira bastante simples, pode-se defini-lo como sendo a realização de negócios de compra e venda de bens e serviços com a utilização da Internet. A grande vantagem para a empresa é que a Internet funciona como uma vitrine mundial, podendo expor seus produtos para milhões de consumidores. Atualmente, há várias modalidades de comércio eletrônico, sendo as mais usuais: Business to Business-B2B e Business to Consumer-B2C. Business to Business – B2B É a integração entre empresas, ou seja, uma empresa relacionando-se com uma ou mais empresas, com o objetivo de gerar negócios. Por meio de um site na Internet, as empresas podem identificar o fornecedor, fazer cotações e compras, bem como identificar outras empresas que possam oferecer o mesmo produto. Além disso, a empresa poderá divulgar os seus produtos para que outras empresas conectadas à rede possam enviar os pedidos de cotação e compra. O B2B pode proporcionar diversas vantagens para a empresa, dentre os quais: novas oportunidades de negócios, ampliação da carteira de clientes, redução de custos e aumento de receita. Business to Consumer – B2C É a integração da empresa com o consumidor. Dessa forma, as empresas têm a possibilidade de vender diretamente para o consumidor final. A característica do B2C é que o consumidor pode visualizar os produtos, suas características, optar pela compra do bem e selecionar o meio de pagamento que lhe for mais conveniente. O SEBRAE disponibiliza muitas informações úteis sobre comércio eletrônico e varejo virtual, inclusive o Guia Prático de E-commerce e Varejo. Para saber mais sobre o conteúdo disponibilizado pelo SEBRAE clique aqui. Ferramentas de Apoio na Internet: Vitrine do Exportador A Vitrine do Exportador (VE) é uma iniciativa do Governo Federal com o objetivo de divulgar na web as empresas brasileiras e seus produtos e serviços no mercado internacional. A VE oferece o serviço “Vitrine Virtual”, que possibilita à empresa participante customizar sua página nos idiomas português, inglês e espanhol, mediante inserção de texto de apresentação, além de informações comerciais, imagens, vídeo, geolocalização, principais produtos e regiões de destino. Importadores estrangeiros interessados em fazer negócios podem acessar a Vitrine do Exportador e enviar propostas diretamente às empresas participantes por meio de formulário existente na vitrine virtual. As empresas exportadoras podem solicitar a adesão no espaço “Exportador – solicite sua adesão“, localizado na página principal. As empresas que ainda não exportam, mas possuem potencial exportador, podem solicitar adesão no espaço “Potencial Exportador – solicite sua adesão“, localizado na página principal. Empresas que eventualmente não tenham mais interesse em participar da VE devem enviar mensagem pelo “Comex Responde”, disponível na página principal, solicitando o descadastramento. É importante destacar que todos os serviços oferecidos pela Vitrine do Exportador são GRATUITOS. => Para conhecer a Vitrine do Exportador, clique aqui. Programa e-Xport Brasil O e-Xport Brasil é um programa desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para ajudar as empresas a iniciarem ou, as que atualmente já exportam, a expandirem suas exportações por intermédio do comércio eletrônico em mercados estratégicos. Para saber mais clique aqui. Para saber mais: => O que você precisa saber sobre comércio eletrônico (link para página do SEBRAE) => Guia prático de e-commerce: Varejo (link para página do SEBRAE) => O planejamento da loja virtual de sucesso (link para página do SEBRAE) => Negociações sobre Comércio Eletrônico no âmbito da OMC Voltar ao topo