Promoção Internacional de Produtos – Artesanato publicado 16/06/2021 15:35. - última modificação 23/12/2021 08:16 Aprendendo a Exportar Artesanato Características Básicas do Setor Identificação de Mercados Adequação do Produto Promoção Internacional de Produtos Operacionalização da Exportação Onde Buscar Apoio Principais Etapas da Exportação Mapa do site – artesanato . Aprendendo a Exportar conteúdo geral sobre exportação O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) destaca que “Ao exportar, estamos promovendo o setor artesanal, de atividade meramente de subsistência, para uma atividade profissional rentável para o artesão.” Além disso, “O mercado internacional tende a valorizar produtos com inspiração étnica. Isso gera aumento do valor agregado do produto artesanal e caracteriza a marca cultural original”. (SEBRAE, 2021) Ou seja, vender no exterior pode ser uma estratégia importante para alavancar os negócios de uma empresa, mas quando se trata de artesanato, além de qualidade e conhecimentos de processos alfandegários de exportação, é necessário compreender aspectos técnicos mais específicos de promoção internacional desse tipo de produto. Podem-se destacar dois pontos sobre promoção internacional do produto com foco no artesanato: => a) segundo os objetivos do exportador; => b) segundo o mercado-alvo. Referências Créditos O Aprendendo a Exportar Artesanato foi produzido mediante parceria entre: Ministério da Economia Universidade Federal da Paraíba – UFPB Voltar ao topo