Pontos Fortes do Setor – Artesanato publicado 16/06/2021 15:45. - última modificação 23/12/2021 08:25 Aprendendo a Exportar Artesanato Características Básicas do Setor Histórico Pontos Fortes do Setor Principais Polos Produtivos Estatísticas do Setor Classificação de Mercadorias Identificação de Mercados Adequação do Produto Promoção Internacional de Produtos Operacionalização da Exportação Onde Buscar Apoio Principais Etapas da Exportação Mapa do site – artesanato . Aprendendo a Exportar conteúdo geral sobre exportação Destacam-se como pontos mais fortes do artesanato brasileiro sua diversidade, redes de apoio existentes, diversas políticas e ações de desenvolvimento do setor já implementadas e sua capacidade produtiva. Por sua dimensão continental e sua história, o Brasil possui grande diversidade cultural, o que o torna um dos países com maior número de expressões populares e grande centro de produção e criatividade mundial. O artesanato, a tradição de se expressar criando algo com as mãos, está presente em todas as regiões do País. Segundo o SEBRAE (2016), na Região Sudeste se destacam trabalhos em renda; na Região Nordeste, os trabalhos de carrancas e a renda renascença pernambucana [e paraibana]. Na Região Sul, o destaque é a produção de tapetes e na Região Norte, produtos de argila e a cerâmica marajoara. Sobre políticas e ações para desenvolvimento do setor, existem projetos voltados especificamente para incentivo às exportações. O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), por exemplo, responsável pela elaboração de políticas públicas para o setor artesanal em nível nacional, incentiva a participação em feiras, mostras e eventos desde as municipais até as internacionais. Convém ressaltar, por oportuno, que as feiras de artesanato são importantes porque, além de atrair um número elevado de artesãos e incentivar a produção e oferta de uma diversidade de produtos, atraem visitantes e compradores, aumentando significativamente as vendas do setor. Outro fator relevante é a consolidação de redes de apoio, ou seja, de comunidades de artesãos e organizações ou instituições que promovem o desenvolvimento do setor. São instituições como o SEBRAE e a Rede Arte Sol que, juntamente com o PAB, desenvolvem ações para o acesso a mercado com foco em identificação de espaços mercadológicos adequados à divulgação e comercialização dos produtos artesanais, apoiando os artesãos. Por exemplo, um artesão com problemas financeiros obtém orientações e suporte mais facilmente por meio dessas instituições. Créditos Referências O Aprendendo a Exportar Artesanato foi produzido mediante parceria entre: Ministério da Economia Universidade Federal da Paraíba – UFPB Voltar ao topo